O aumento da energia elétrica continuará sendo um grave problema do país enquanto não houver uma política de diversificação de fontes de geração e projeções corretas.

A conta de luz, e o contínuo aumento da energia elétrica, impacta o bolso de todos os habitantes do país que são responsáveis por um lar ou por uma empresa.

É uma das contas mais “democráticas” que existe e afeta a todos quando sobe.

Quer ficar livre do aumento da conta de luz e bandeiras tarifárias? Veja quanto custa para você também aproveitar a economia e proteção da energia solar 

Calculadora Solar, simule o custo para colocar energia solar em sua residência
Calculadora Solar da Minas Force

O que determina quanto custa um dado volume de energia consumido são as Tarifas Energéticas, quando seus preços sobem há o que chamamos de Inflação Energética.

1. A COMPOSIÇÃO DAS TARIFAS E O CDE

As tarifas são compostas por vários fatores como Impostos, Custo Médio da energia das grandes usinas, Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (Tusd), Retorno sobre capital, entre diversos outros custos.

Os valores das tarifas são estipuladas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) através de Revisões Tarifárias periódicas e variam para cada distribuidora de energia do país.

Também dependem do tipo de cliente que consome a energia: Baixa tensão (Grupo B) / Alta tensão (Grupo A) e dos subgrupos: Comercial (B3, A4, etc), Iluminação Pública (B4), Residencial (B1), etc.

Há também um componente na Tarifa de Energia que todos nós consumidores, sem exceção, pagamos, que é um encargo chamado CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) que serve como subsídio para tarifas de baixa renda e para custear os geradores em regiões isoladas, entre outros.

2. ESCASSEZ DE OFERTA DE ENERGIA

O Brasil passa mais uma vez por um momento de forte crise na disponibilidade de energia causada pela seca histórica nos reservatórios das hidrelétricas. Os níveis dos reservatórios, hoje, estão a piores que os da época do Apagão de 2001.

Hoje, no Nordeste, há reservatórios com 6,15% da Capacidade, ou seja, quase esgotados. A energia só não acaba pois houve um forte investimento em usinas eólicas nos últimos 10 anos que estão ajudando a suprir o déficit de água nos reservatórios.

E, apesar de culpar a falta de chuvas (como de costume), o governo escolheu no ano passado não licitar usinas eólicas e solares dizendo haver sobra de energia no sistema.

Ou seja, na verdade a causa do problema de escassez é do mal planejamento e da nossa total dependência da hidroeletricidade, enquanto poderíamos estar investindo na diversificação das fontes.

Um outro efeito colateral do aumento da energia elétrica é o aumento dos próprios índices de inflação. Se a energia sobe, o IPCA também sobe, pois a energia faz parte da cesta de produtos do índice e isso piora os indicadores do país.

Calculadora Solar, simule o custo para colocar energia solar em sua residência
Calculadora Solar da Minas Force
2021 foi o ano do aumento na conta de luz, a bandeira tarifária vermelha patamar 2, que passou de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos.